sábado, 22 de junho de 2013

Cabelos "desequilibrados", elásticos, quebrados, e agora?

Oi gente!

Bem, resolvi fazer este como primeiro post do blog porque recentemente tive uma experiência muuuito ruim com meus cabelos. Tentei e tentei achar um culpado, joguei um shampoo fora e no fim a culpa foi somente da falta de informação correta.

Como tem muuuita informação na internet sobre o assunto que eu vou falar agora, resolvi consolidar um pouco aqui e contar para vocês como foi minha experiência de desenvolver elasticidade nos cabelos e quase ter um corte químico.

Bem, como muitos (as) de vocês que estão lendo isto agora, eu pinto meus cabelos (há muito tempo) e recentemente, há uns 8 meses, comecei a fazer progressiva. Assim, até agora só fiz duas. Amei o tratamento e se vocês quiserem depois indico onde faço. Senti meus cabelos com as cutículas bem seladas e ficou realmente bem lisinho. Pois bem, o que eu não sabia é que, depois que fazemos progressivas e principalmente se também pintamos os cabelos, precisamos utilizar shampoos, condicionadores e cremes de tratamento que tenham pH baixo, ou seja, ácido, para manter as cutículas fechadas e evitar perda de água e nutrientes dos cabelos.

Mas que raios é esse tal de pH? pH é o Potencial de Hidrogênio Iônico ou Potencial Hidrogeniônico. Se lembrarmos das aulas de química na escola (para quem teve aula de química, e cuja aula realmente ensinou alguma coisa, rs) esse potencial é utilizado para medir o índice de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma substância aquosa (líquida). Esse índice varia de 0 a 14, sendo 7 o valor de neutralidade. Assim, tudo abaixo de 7 é acido e tudo acima de 7 é alcalino.


Pois então... bem como as "coisas" que usamos nos nossos cabelos, tudo a nossa volta tem esse bendito potencial. Inclusive nosso corpo e nosso sangue precisam manter um índice neutro de pH senão pode ocorrer um desequilíbrio maluco e aí já viu...

Resolvi pesquisar sobre isso porque para tentar tratar meus cabelos que ficaram elásticos, fui ver o que tinha  na composição do shampoo que eu estava usando antes. E o que tinha logo de cara? pH 3.0, 4.0, pH ácido... Comecei a pensar que não era por acaso que a cabeleireira tinha me indicado esse tipo de produto, nem é por acaso que toda linha pós progressiva é assim. E encontrei no blog http://www.clubedocabeloecia.com.br o seguinte:

"O pH normal do nosso cabelo gira em torno de 4,5 a 5,5, ou seja, ligeiramente ácido. É bom que seja assim, pois o meio ácido tem a função de impedir a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, evitando as irritações. Os cabelos com pH dentro deste índice, são saudáveis, e possuem suas cutículas fechadas (lisas).
Porém, havendo um aumento do pH nos fios (alcalinidade), as cutículas se abrirão, e haverá uma perda hídrica (água), fazendo com que os fios desidratem e comecem a ressecar. As cutículas abertas também favorecem a penetração de substâncias na estrutura interna do fio, e isso explica  porque os produtos responsáveis por transformações capilares tem seus pHs elevados, e são danosos aos fios, deixando-os porosos e ressecados. (...) Já o pH ácido, age contraindo os fios (fechando as cutículas), e neutralizando os tratamentos feitos com os cosméticos alcalinos. E eis o porquê das receitas caseiras para os cabelos, à base de limão e vinagre serem tão indicadas."

Foi aí que a bendita pessoa explicou meu problema e salvou minha vida capilar. Qual foi o problema, então? Havia feito progressiva. Fiz um banho de brilho com um creme "qualquer" que não era adequado para o pH do meu cabelo, voltei a usar meu shampoo de sempre e ficou tudo bem. Meu shampoo acabou, peguei um "qualquer" da minha mãe e zap! Cabelos emborrachados no momento da aplicação, quebrados no topo da cabeça e elásticos no dia seguinte, mesmo secos = DESESPERO!

Maas, agora eu já sei exatamente o que vou fazer, e deixo a dica para as meninas que, como eu, pintam os cabelos e fazem progressivas, para terem muito cuidado até mesmo com o shampoo que vão usar e, principalmente, se seus cabelos já estão danificados e elásticos, como salvá-los.

Vamos lá:

Shampoos: Os anti-resíduos tem pH alcalino porque servem para abrir as cutículas e realizar uma limpeza profunda, além de preparar para um tratamento. Assim, muito cuidado com eles! Não use com frequência e sempre condicione ou hidrate com um creme com pH ácido para equilibrar novamente.
Os únicos que eu tenho CERTEZA que tem pH ácido são o Seda pós-progressiva e o Seven pós progressive. Creio que os outros pós progressiva também tenham, mas não posso dar certeza porque esses produtos não tem o valor do índice nas embalagens. :(

Máscaras/Cremes de Tratamento: Aí sim, temos uma ótima gama, o que é muito importante, porque mesmo que utilizemos um shampoo alcalino, vamos ter a bendita máscara para equilibrar. Assim, suuper recomendo os cremes de tratamento da Haskell, principalmente depois de saber que TODOS tem pH 3,5. E as linhas ainda tem todas as fases do cronograma capilar (que falarei num próximo post), rendem MUITO e tem um preço suuper amigo!!!
Além dessas, as das linhas SEDA Regeneração Capilar (pH 3,3) e Reposição de Massa (4,5) e todas as Novex (que eu, particularmente, não gosto muito. Mas isso varia demais! Minha mãe, por exemplo, odeia SEDA.)

Enfim, espero realmente ter ajudado vocês passando mais informações. Tentei deixar o post mais resumido possível para facilitar a leitura e falar de produtos fáceis de encontrar e com um preço legal também. :)

P.S.¹: IMPORTANTE! No caso do nosso corpo, precisamos ingerir menos alimentos ácidos, e isso eu também descobri por experiência porque tive um probleminha devido à acidez estomacal. Maas isso também fica para um próximo post!

P.S.²: Gostaria de agradecer à Erika Nasch do blog Clube do Cabelo e Cia pelas informações maravilhosas e completas sobre o pH no corpo e nos cabelos. Sem essas informações, acho que seria mais complicado salvar meus cabelos e, principalmente, escrever esse post! Obrigada!!!

Beeijos, gente! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário